segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ainda Latinoware

Como vocês podem perceber estou com um atraso de tarefas de uma semana :(

Queria fazer alguns comentários sobre a presença da Microsoft no Latinoware. Sinceramente depois dos embates da Microsoft no Openxml está mais que evidente que eles estão tentando melhorar sua imagem tanto com a comunidade de software livre como com os interessados em tecnologia de maneira geral.

A Microsoft tem tentado demonstrar que "dialoga" e procura "interoperar" com produtos livres. Claro, em nenhum momento falam em usar ou fazer software livre. Ok, neste ponto eles não estão muito diferentes do que Oracle, da maior parte das divisões da IBM e de qualquer outra coporação. Para mim o que realmente torna a Microsoft diferente é o modelo de negócio.

A única fonte de receita da MS é através da venda de licenças de uso. Eles não possuem outra fonte significativa de receita. Isto torna o modelo dela completamente incompatível com o Software Livre. As demais empresas de software proprietário estão adotando, em maior ou menos grau, modelos híbridos, procurando vender serviços e, portanto, tornando seu modelo de negócios compatível com o Software Livre.

Enquanto a Microsoft não rever seu modelo de negócio ela nada mais terá o que dizer do que "interoperar" e pouco terá o que contribuir com a comunidade de Software Livre.

Todo esta explicação é para destacar que para mim foi decepcionante o destaque dado por parte da organização do Latinoware para a Microsoft. Ter a principal palestra de encerramento para mim já era demais. Mas o discurso de apresentação da palestra, a falta de ônibus para retorno (para garantir um público maior) e principalmente o cancelamento da palestra de avaliação do Latinoware com os palestrantes internacionais por causa do atraso foi demais para qualquer um.

Tudo bem que a Microsoft participe de eventos. Mas que seja de maneira igualitária ou melhor, com menos destaque do que àqueles que realmente contribuem para o software livre.

Nenhum comentário: