
Ontem foi a minha palestra aqui na Conferencia Internacional de Software Livre em Málaga. Foi a primeira vez que tentei falar em portunhol, e devo dizer que o público foi muito amável ao fingir que me entendia :)
A mesa montada pelo evento, coordenada pelo Alberto Barrionuevo estava muito interessante. Destaco especialmente a apresentação da Ineke Schop da Holanda que foi muito segura na apresentação. Sobre os palestrantes da Espanha me pareceu que eles estão no meio de um debate bem apaixonado dentro o governo e entre o governo central e os estados (juntas) mas que ainda há muito para fazer.
O problema central no debate foi que todos criaram seus documentos de padrões, mas que isto não se traduz necessariamente em implementação nestes padrões. Por isto o protocolo de brasília, que apresentei na minha palestra, chama tanto a atenção.
Porém me parece que existe um certo consenso que se necessita aumentar a regulação na aplicação dos padrões definidos, especialmente por meio de legislação. Acho um bom momento de trazermos este debate para o Brasil. O Governo Federal está conseguindo em parte implementar os padrões definidos, mas as demais poderes ainda não priorizaram o uso real de padrões. Destaco especialmente um certo tribunal que está se prestando a servir de caso de sucesso para a Microsoft para padrões proprietários de arquivos. Está na hora de começarmos a debater um marco legislativo que obrigue todo o estado brasileiro a seguir padrões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário