terça-feira, 4 de agosto de 2009

Coréia do Sul para principiantes.

Acho que é meio nada a ver (off-topic) do blog, então vou classificar como Rock'n'Roll.

Todo mundo aqui me pergunta quanto tempo demora a viagem entre o Brasil e a Coréia do Sul. A resposta é que depois de um tempo, você perde a conta, e a partir daí tanto faz quanto tempo demora. E você chega aos poucos, primeiro o corpo, depois as malas, o banho, o sono, a alma, o raciocínio e finalmente a consciência de que você vai passar dois meses em quase o lugar mais longe de casa que existe na face da Terra.

Pousando em Incheon, Seul e pegando um ônibus para Daejeon, você começa a admirar a paisagem incompreensível de árvores desconhecidas, dos carros que são importados no Brasil, placas de trânsito para você não muito indicativas, fileiras e fileiras de estufas e obras por toda a parte. E isso tudo se passa como um sonho, porque afinal, nesta hora do "dia" você estaria dormindo no Brasil.

Nem tudo é muito diferente, algumas coisas são iguais, até. Mas existem diferenças o suficiente para você se sentir muito perdido. Se algum dia uns extraterrestres te levarem para o planeta deles, ajuda ter passado uma temporada na Coréia.

Pelo menos é essa a sensação que se tem na primeira semana, passeando horas pelo mercado e escolhando o que comprar, olhando as figuras das embalagens, quando existem, evitando comprar uma pasta de dente salgada. Ou olhar para a centena de letreiros brilhantes das lojas nas ruas sem ter a menor idéia do que eles estão dizendo, perguntar coisas em inglês para alguém que não entende e receber uma resposta em coreano.

É se sentir disléxico, analfabeto, surdo e mudo. Principalmente quando ao mesmo tempo, tudo à sua volta é maravilhoso e novo.

Não se preocupe, isso é só o começo.

Nenhum comentário: